Haarlem
Haarlem, uma pequena cidade que fica a cerca de 20km oeste de Amesterdão, com uma arquitetura e cores muito próprias.
Por lá andámos e ficámos encantados. Bem diferente de Amesterdão, faz-nos lembrar uma vila saída de um filme antigo, quase que parece que estamos a atravessar uma vila encantada de tão pitoresca e querida que é (este ultimo, é o meu lado feminino a falar).
Fomos em fevereiro, e estava um frio de rachar apesar do sol, pelo que achamos que não aproveitámos tudo o que aquela pequena cidade tem para oferecer. No entanto, deu para ver alguns dos pontos históricos e percorrer aquelas ruas que tanto nos encantaram.
Com pouco menos de 160.000 mil habitantes, é o maior centro de comércio de túlipas, a tão famosa flor holandesa. Mas não é só de flores que vive, é também um local conhecido pela sua produção de cerveja, tendo mais de 100 cervejarias locais. #soundsgreat
Fomos de comboio desde a Central Station de Amesterdão, a viagem demora cerca de 15 a 20 minutos.
![]() |
Estação central de Haarlem |
Tal como Amesterdão, uma ótima maneira de conhecer a cidade, é a pedalar, no entanto, na altura ainda não tínhamos bicicletas, portanto andámos a palmilhar as ruas.
A estação de comboios é uma das mais bonitas do país, vale a pena ficar a conhecer e além disso, fica muito próxima do centro, pelo que fomos a pé sem qualquer problema.
A estação de comboios é uma das mais bonitas do país, vale a pena ficar a conhecer e além disso, fica muito próxima do centro, pelo que fomos a pé sem qualquer problema.
![]() |
Rio Spaarne |
Nota-se muito que fiquei encantada com a cidade?
Depois de uma curta caminhada, pois é tudo relativamente perto, chegámos à praça central.
![]() |
Grote Markt / Catedral St. Bavo |
Sítio onde se localizam as principais atrações turísticas, bares e cafés e os edifícios mais importantes de Haarlem como a Catedral St. Bavo, que se pode ver na foto, e a Câmara Municipal.
Durante todo o ano são organizados festivais e concertos nesta praça. Às segundas e sábados há sempre mercado, e neste caso, era um sábado. No verão enchesse de esplanadas, e deve ser bem mais divertido andar de um lado para o outro, principalmente com crianças, pois cheguei a uma altura em que já não sentia as extremidades do meu corpo.
A Catedral Gótica de St. Bavo, considerado um marco histórico, é também um local de visita obrigatório.
Existem outras atrações turísticas, como museus e teatros, ficam aqui algumas dicas:
- The Corrie ten Boom House - esconderijo dos refugiados da 2ª Guerra Mundial
- Frans Hals Museum - História e arte holandesa
- Teylers Museum - o museu mais antigo da Holanda
- Toneelschuur - teatro, música, dança
Sendo esta uma cidade bastante mais pequena que Amesterdão, a oferta cultural, obviamente, é menor, para mim, o ponto alto, foi percorrer todas aquelas ruas, pois só o passeio que se faz, compensa a deslocação. Em apenas um dia, conseguimos ver toda a cidade e...ficar encantados!
![]() |
Molen de Adriaan |
Passear à beira do rio, e dar de caras com esta paisagem, é simplesmente maravilhoso.
O Molen Adriaan construído no século XVIII, entretanto reconstruído, pois foi queimado em 1932, tem doze metros de altura e oferece uma vista maravilhosa sobre a cidade.
Que maravilha! Fiquei encantada!
ResponderEliminarÉ mesmo de uma pessoa ficar apaixonada por esta pequena cidade. Então ao vivo a paisagem ainda é mais bonita! :)
Eliminar