Sinterklaas - Tradição de Natal Holandesa

O Kiko a receber presentinhos do Zwarte Pieten

Sinterklaas é a noite mais esperada pelas crianças na Holanda, mas até chegar o grande dia, a festa começa semanas antes. Em meados de Novembro, mais precisamente no primeiro sábado a seguir a dia 11 de Novembro, o "São Nicolau" chega à Holanda.

À semelhança do senhor gordo de barbas brancas, o Sint (como é carinhosamente apelidado pelos Holandeses) é um senhor velhote, também ele de longas barbas brancas, mas é magrinho e veste-se de Bispo. Desfila pelas ruas Holandesas no seu cavalo branco, o Amerigo, acompanhado dos seus ajudantes, Zwarte Pieten (Pedro o Negro), e vai passando pela casa das crianças para saber quais as que se portaram bem, ou não.
As crianças colocam estrategicamente um sapatinho ou à lareira ou perto do aquecedor, para o Sint colocar os presentes, e ao lado deixam cenouras e feno para o cavalo.

Bom, mas começando pelo inicio, como já tinha referido, em meados de Novembro o Sint e os seus ajudantes chegam de barco a vapor vindos de Espanha. 
Esta história mobiliza a Holanda inteira, a chegada do Sint, do Amerigo e dos seus ajudantes é acompanhada ao minuto e em direto por todas as televisões nacionais. É mesmo um evento à séria, em que o Sint é recebido pelo Presidente da Câmara e tudo!!
Antes de atracarem no porto, toda a viagem desde Espanha até à Holanda é acompanhada em tempo real pelas crianças através de um telejornal criado propositadamente para este evento e para os mais pequenos. Todos os anos a história tem contornos diferentes.
Eu pessoalmente acho esta tradição deliciosa.

Assim que o Sint chega à Holanda (todos os anos é escolhida uma cidade diferente) e após o seu desfile, está oficialmente aberta a época dos sapatinhos, e o país está em plena festa de Sint & Piet.


Esta tradição dos sapatinhos dura até 5 de Dezembro, mas até lá as crianças bem comportadas podem ir ganhando presentinhos, que podem ser um chocolate, uma carta, ou o mais comum que são os Pepernoten - biscoitos típicos do fim de ano e que são distribuídos massivamente pelos Pieten - e isto pode acontecer todos os dias ou somente em alguns dias, dependendo se o São Nicolau passou por ali ou não. :)

As crianças deliram com estes dias e até (para as que ainda acreditam) se comportam bem, já que diz a lenda, que os meninos mal comportados são levados pelo Zwarte Piet para Espanha.

Depois desta "saga" chega finalmente o dia por que todas as crianças ansiavam, o dia dos presentes "Pakjesavond". 
Dia 5 de Dezembro, são deixados os presentes nos sapatinhos e na manhã seguinte serão abertos pelos mais pequenos.
No entanto a festa começa na escola, onde se fazem diversas atividades alusivas ao dia e troca de prendas simbólicas entre coleguinhas, e à noite é comemorado o dia como se fosse dia de Natal.

Mas os adultos não ficam de fora, é comum nos trabalhos fazer-se uma espécie de amigo secreto, mas em vez de ser com prendas, cada um faz um poema em modo satírico do seu amigo secreto e depois quem recebe tem que o ler em voz alta. Eu acho um piadão a isto! :)

Mas não pensem que esta tradição é um consumismo extra, para os mais tradicionais, a troca de prendas fica-se apenas por este dia, o dia 25 é "apenas" dedicado à família como assim deve ser.

Eu acho esta tradição muito gira, principalmente por toda a história de fantasia criada para as crianças. 
No entanto, a nossa troca de prendas e convívio com a família, continuará a ser na noite de 24 e no dia 25. Até porque iremos passar o Natal a Portugal.


Beijinhos e espero que tenham gostado de saber mais sobre esta tradição Holandesa! :) 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viajar com crianças...sim ou não?

Creche..a primeira visita

Haarlem