Piódão, Foz d'Égua, Poço da Broca e Cascata Fraga da Pena

Esta foi a nossa última escapadinha e a primeira a dois, quer dizer, a 3 porque a nova baby que está na minha barriga também se fez acompanhar, no entanto foi a primeira vez que deixámos o Francisco um fim de semana inteiro com os avós.
Mas não é sobre este assunto que vos venho falar, mas sim mostrar os belos sítios por onde passámos, basicamente irei mostrar-vos o roteiro que fizemos e dar-vos algumas dicas, como, onde dormir e onde comer, isto porque não só as reações aos stories no instagram foram super positivas como as perguntas e curiosidades sobre os diferentes lugares foram mais que muitas. Desta forma, decidi deixar aqui o meu testemunho para quem estiver interessado em conhecer mais um pouco deste nosso maravilhoso Portugal.

Saímos sexta ao final da tarde em direção à Aldeia das Dez, lugar onde iríamos ficar a dormir durante esta escapadinha. De Lisboa são cerca de 300 kms, e como já saímos tarde, jantámos a caminho numa área de serviço.
Esta aldeia está muito bem localizada para quem queira fazer este roteiro.

Deixo-vos a informação sobre o alojamento:

Este alojamento tem apenas 4 quartos e 1 vivenda. Nós ficámos num dos quartos, no número 1 mais propriamente.
O espaço tem cerca de 4 anos, todo ele tem vista para as montanhas e vales da Serra da Estrela, a decoração é diferente do comum, mistura o industrial como o novo e o antigo, acreditem que é mesmo muito giro, vejam pelas fotos no site que fazem jus ao que se vê ao vivo.
O dono, que tivemos o prazer de conhecer, é Holandês e de uma simpatia extrema, assim como a Joana que é quem lá está durante o dia, é impecável. Se virem os reviews no booking vão verificar que não estou a fazer publicidade (não paga) enganosa. Ah, e o pequeno almoço, uma maravilha!!


Sábado, o plano era tomar um bom PA no hotel e conhecer Piodão, Foz d'Égua e por fim Poço da Broca onde ficaríamos para jantar, e exatamente por esta ordem.

Saímos então da Aldeia das Dez em direção a Piódão, que são cerca de 20 kms, mas como é basicamente o tempo todo em curva contra curva, demorámos mais que o normal para esta distância e além disso também vamos a apreciar a paisagem, mas faz-se bem. Se enjoarem no carro, aconselho a que tomem algo primeiro, porque pode tornar-se agressivo.

Assim que começámos a avistar Piódão, ficámos logo encantados com o cenário que estávamos a assistir. Chegámos lá com nevoeiro, mas rapidamente as nuvens se dissiparam, o sol abriu e a vila ficou ainda mais bonita.


Esta aldeia é uma das mais visitadas do país e considerada como "Aldeia histórica de Portugal" e percebe-se bem porquê. As suas típicas casas de xisto com portas e janelas de madeira pintadas de azul, formam um cenário indescritível de tão pitoresco, sendo apelidada por muitos como a "Aldeia Presépio". Por mais fotos que vos mostre e por mais que vos conte sobre esta aldeia, a visita a Piódão deveria ser obrigatória, pois acreditem que a beleza é inigualável e vale tanto a pena ir lá, ver e experienciar todos aqueles recantos.
O passeio na aldeia é relativamente rápido já que é bastante pequena, demoramos mais tempo a apreciar e a tirar fotos.
Depois disso, fomos à loja de souvenirs, pois como boa rapariga que sou gosto sempre de ir bisbilhotar o artesanato local, bem como a gastronomia local. Neste último incluo sempre comes e bebes, mas desta vez os "bebes" tiveram que ficar apenas para o Bruno que experimentou 3 licores locais, eu cheirei, e cheiravam bem. 😜
Acabámos por almoçar por ali no restaurante Delicias do Piódão onde nos deliciámos com uns belos pratos típicos.





Outra atracão de Piodão é a sua piscina natural, portanto, se forem numa altura de calor, não se esqueçam de levar o fato de banho.
A envolvência é bonita, a água incrivelmente transparente e gelada, o que atesta a sua pureza, reconhecida com o galardão Bandeira Azul.
A água naquele dia estava a 13ºC e acreditem que gelava os ossos, o Bruno entrou, a custo, mas entrou, já eu fique pelos pés molhados e ainda assim pensei que ficaria sem eles!! Para mim é uma daquelas aventuras para os mais corajosas e não muito friorentos como eu! 😃






Depois deste belo passeio, seguimos em direção a Foz d'Égua, que são cerca de 5 kms de distância, mais uma vez, em curva contra curva.
Parámos o carro junto à entrada da piscina natural/praia natural que íamos visitar e assim que demos de caras com aquele cenário parecia que entravamos numa outra era, a paisagem era simplesmente linda.





Esta maravilha escondida na serra do Açor é local de visita obrigatória.

Dali seguimos para o nosso último destino do dia, Poço da Broca, fica junto à estrada que liga a aldeia da Barriosa à de Fradigas. 



Este é mais um daqueles lugares em que a beleza não consegue ser retratada por fotografia, têm que ir lá e apreciar. 
Se estiver bom tempo podem ir a banhos, ou podem simplesmente ir beber qualquer coisa ao Bar da Broca e depois jantar no Guarda Rios, que aconselho mesmo. Só não fomos a banhos porque já era final do dia, mas de resto fizemos o que mencionei em cima.

Domingo, dia de regresso, mas ainda assim houve tempo para mais uma paragem obrigatória, Cascata Fraga da Pena, um paraíso escondido.


Fraga da Pena é a inscrição que se vê numa placa de madeira à beira da estrada, a mesma conduz a um caminho de xisto que nos levará à tão desejada cascata.



A água para não variar continua a ser gelada, e não é um local próprio para banhos, mas molhar os pés, desde que esteja bom tempo, é obrigatório.
O local tem muito para explorar, e para quem não tem limitações motoras, ou não esteja grávida, que é o meu caso, aconselho a fazê-lo. Eu não o fiz, mas dizem que vale muito a pena. Mas pronto, só por esta cascata já valeu a experiência.

E pronto, esta foi a nossa escapadinha de fim de semana, em dois dias ainda conseguimos ver muita coisa.
É bom para ir em casal ou com os filhos, embora nestas andanças aconselho a que os miúdos já sejam um pouco mais crescidos pois muitos dos caminhos são muito irregulares.

Espero que tenham gostado e que vos seja útil.
Alguma questão, estou por aqui.

Diana



Comentários

Mensagens populares deste blogue

1 ano..o rescaldo

Adultos precisam-se

Comprar roupa online_Lavendersun